O Centro de Investigação do IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nas áreas científicas do Direito, História, Filosofia e Sociologia.
Criado em 2020, o Centro de Investigação do IURIS surge no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Ciências Histórico-Jurídicas da Faculdade de Direito que, fiel à matriz dos estudos histórico-jurídicos, alia o ensino à investigação e à cooperação nacional e internacional.
O IURIS promove investigação em Teoria e História do Direito e das Culturas Jurídicas apostando numa abordagem pluralista, interdisciplinar e comparatista focada no cruzamento de saberes, práticas e discursos característicos das diferentes áreas disciplinares do campo das Humanidades, com particular relevo para a filosofia, sociologia, a história social, cultural e política, o pensamento político e moral, os estudos literários e os discursos jurídicos.
Na prossecução das suas actividades o IURIS adopta um Código de Ética na Investigação inspirado na Carta Europeia do Investigador, nas práticas correntes da investigação jurídica e no Estatuto da Carreira de Investigação Científica - Decreto Lei nº 124/99 de 20 de Abril.
O IURIS é uma unidade de investigação e desenvolvimento não personalizada, com autonomia científica e administrativa, integrada no IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar.
Os investigadores principais são aqueles detentores do grau de doutoramento nas áreas de investigação do IURIS; os Associados são investigadores detentores de grau de mestre ou doutorandos nas áreas de investigação prosseguidas pelos investigadores principais. Excecionalmente, em razão de um aproveitamento escolar excecional, os alunos dos cursos de licenciatura e de mestrado podem ser convidados a tomar parte das ações de investigação como assistentes de investigação.