Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde Fevereiro de 2023, como Assistente Convidado, tendo lecionado as cadeiras de licenciatura de Direito Romano, História do Direito Português e História do Pensamento Jurídico.
Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2022) e atualmente Mestrando no Mestrado em Direito e Ciência da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na especialidade de Ciências Histórico-Jurídicas.
Advogado Estagiário na Miranda & Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL, em Lisboa, nas áreas de Direito Público e Regulatório.
As suas principais áreas de investigação integram a História do Direito Português, a História da Justiça, a História do Pensamento Jurídico, a História do Constitucionalismo, Direito Constitucional e Direito Administrativo.
Como principais publicações destacam-se: “Sobre a (des)proporcionalidade do regime da revogação por ingratidão”, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Lisbon Law Review (RFDUL – LLR), Vol. LXIV (2023) 2, pp. 741-766; “A Justiça dos Cavaleiros no contexto do Regimento de 23 de Agosto de 1608: contributo para o estudo histórico-jurídico do Tribunal da Mesa da Consciência e das Ordens Militares nos séculos XVI-XVIII”, in Estudos em Homenagem ao Professor Doutor José Artur Duarte Nogueira, A. Menezes Cordeiro, A. Pedro Barbas Homem, E. Vera-Cruz Pinto, M. Afonso Brigas (Coords.), no prelo.
E-mail: luispires@fd.ulisboa.pt
ORCID: 0009-0001-3612-246X